Promover a solução rápida de conflitos, reduzir custos e estimular a melhoria do ambiente de negócios no Espírito Santo. Estes são os propósitos da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes-Findes, mais novo instrumento para apoio aos setores produtivos da economia capixaba. Composta por árbitros e mediadores de todo o país, selecionados pela academia jurídica do Estado, a Câmara é presidida pelo ex-conselheiro do CNJ, Luiz Cláudio Allemand.

Embora esteja consolidada na América do Norte e na Europa, a mediação é incipiente no Brasil, mas vem registrando sucesso no estado de São Paulo, tendo resolvido centenas de casos. Por apresentar maior celeridade que os tribunais, a Câmara reduz custos e diminui o volume de processos no Poder Judiciário, beneficiando empresários e sociedade.

O Sistema Findes, por meio do Cindes, compreende a Câmara como ferramenta de ampliação da competividade do nosso Estado, por construir um ambiente de negócios cada vez melhor. Seguiremos estimulando o uso deste novo instrumento, bem como o aperfeiçoamento contínuo do modelo, buscando referências de boas práticas jurídicas no Brasil e no mundo.

Léo de Castro

Presidente do Sistema Findes/Cindes